Amancio Ortega – O “Pai” do Grupo Inditex
|Nascido a 28 de Março de 1936, Amancio Ortega é um empresário espanhol particularmente conhecido por ser o presidente e fundador Inditex, empresa espanhola da qual fazem parte algumas das mais famosas empresas de roupa em toda a europa, entre elas a Zara, a Bershka, a Pull and Bear, a Massimo Dutti, a Oysho, entre diversas outras. Criado em 1985, este grupo engloba, hoje em dia, 6104 lojas de comercialização de artigos têxteis, e é a razão pela qual Amancio Ortega é reconhecido como um dos empresários mais bem sucedidos, não só da Europa, como também do mundo.
A sua carreira no sector têxtil começou aos 14 anos de idade, ao trabalhar como funcionário de duas lojas de roupa em Corunha. Mais tarde, durante o ano de 1963, com a experiência adquirida enquanto simples funcionário em lojas de venda de vestuário, Amancio Ortega tenta a sua sorte no mundo dos negócios e cria a empresa GOA, S.A., dedicada à fabricação de artigos de vestuário. Com o rápido crescimento do negócio durante a década de 60, os seus produtos começaram a ser distribuídos em diversos países, permitindo assim a Amancio Ortega expandir a dimensão dos seus negócios, o que, em 1975, levou à criação da primeira loja Zara, em Corunha. Rapidamente, diversas outras lojas da Zara foram inauguradas nas mais diversas espanholas, estabelecendo assim esta marca como uma das maiores potências nacionais no sector têxtil.
Após a abertura de uma loja no Porto, em 1988, Amancio Ortega iniciou um rápido processo de expansão internacional, que resultou na inauguração de mais algumas lojas em diversos países da Europa, América, Ásia, Médio Oriente e África do Norte. O sucesso desta expansão permitiu a Ortega criar diversas outras empresas no mesmo sector, como foi o caso da Pull & Bear, Bershka, Massimo Dutti e Oysho, durante os anos 90. Apesar da sua atenção se focar primordialmente no sector têxtil, Amancio Ortega possui, também, alguns negócios centrados no ramo imobiliário.
Em 2012 foi considerado o 3º homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 46,6 biliões de dólares. Imune à crise, Amancio Ortega viu a sua fortuna disparar cerca de 32% durante o ano de 2012, possuindo, actualmente, um património financeiro de 57 biliões de dólares.
Ortega destaca-se como um homem muito discreto, e para atestar essa realidade temos o facto de que, até 1999, nenhuma foto sua havia sido publicada. Para além de fazer os possíveis para se manter longe das atenções, Amancio é, também, um filantropo bastante dedicado, tendo já anunciado publicamente que a maior parte de toda a sua fortuna será doada a diversas causas de solidariedade.