Certificados de Aforro
|Os certificados de aforro são um instrumento da divida publica Portuguesa, significando isso que cada vez que comprar um certificado de aforro está a emprestar dinheiro ao Estado Português.
O preço de cada certificado de aforro é de um euro com uma compra mínima de cem unidades ou seja cem euros. A subscrição máxima é de 250 mil unidades.
Mais sobre certificados de aforro
A taxa que é paga é calculada de forma mensal no antepenúltimo dia de cada mês usando a seguinte formula: 0.85xE3+0.25, em que E3 é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores.
Os certificados de aforro têm ainda um bónus de permanência de acordo com o tempo em que se têm os certificados. O prémio é de 0.5% no segundo ano, 0.75% no terceiro, 1% do quarto ao sétimo ano, 1.25% no oitavo, 1.5% no nono e finalmente 2.5% no décimo ano.
É possível fazer o resgate antecipado, de forma total ou parcial, desde que o número de certificados restantes não seja menor que cem unidades. Após dez anos os certificados expiram e é depositado na conta do titular o valor resultante (valor investido mais o valor dos juros). Se passados dez anos da data de vencimento, não forem reclamados o valor dos certificados passa para o Fundo de Regularização da Divida Publica.
Os rendimentos que cada pessoa recebe estão livres de IRC já que são retidos na fonte os valores para pagamento de impostos.