Bill Gates – O cérebro por trás da Microsoft
|Nascido em Seattle, a 28 de Outubro de 1955, Bill Gates é o fundador da prestigiada Microsoft, uma das mais importantes empresas de desenvolvimento de software e dispositivos informáticos a operar actualmente no mercado. Com uma fortuna que excede os 77 biliões de dólares, Bill Gates, para além dos seus importantes contributos para o universo da informática, também é popularmente reconhecido pelo seu estatuto de magnata, solidificado pelo título de homem mais rico do mundo, que manteve de 1995 a 2007 e também durante os anos de 2009 e 2013.
A sua ascensão enquanto pioneiro no processo de revolução do computador pessoal começou enquanto estudava na Universidade de Harvard. Aqui, juntamente com um dos seus colegas, Bill Gates desenvolveu um interpretador de linguagem BASIC para um dos primeiros Computadores Pessoais lançados nos Estados Unidos, o que lhe valeu um bom nível de sucesso na comercialização do mesmo, abrindo assim as portas para a exploração de projectos mais ambiciosos, como é o caso da Microsoft, fundada a 4 de Abril de 1975. Após a sua criação, a Microsoft rapidamente se tornou numa das primeiras e mais importantes empresas a nível mundial a focar-se exclusivamente no desenvolvimento de programas para Computadores Pessoais, também conhecidos como PC´s.
Com apenas 19 anos, Bill Gates havia já alcançado um elevado grau de reconhecimento enquanto programador e visionário no universo dos sistemas informáticos, o que veio a evidenciar-se ainda mais com a criação do primeiro produto comercial da Microsoft, o Altair BASIC para o MILTS Altair.
Em 1980, a empresa dá um dos mais importantes passos na sua afirmação enquanto potência no mercado do desenvolvimento de programas informáticos, ao comprar à Seattle Computer Products o sistema operativo 86-DOS. A partir daí a Microsoft começa a desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, tendo apenas alguns anos mais tarde lançado a sua primeira versão do Windows, que rapidamente se viria a tornar no sistema operativo para PC mais utilizado na história dos computadores pessoais, o que acabou por valer à Microsoft todo o seu reconhecimento e sucesso comercial.
O número astronómico de vendas originado pelos produtos da Microsoft contribuiu para fazer de Bill Gates, não só um dos homens mais ricos das últimas décadas, como também um dos mais relevantes para o desenvolvimento do panorama dos sistemas informáticos a nível mundial. Os seus contributos para o ramo da informática levaram-no a ser reconhecido por diversas entidades como uma das pessoas mais importantes do século, mérito esse que lhe tem sido atribuído por revistas como a Times e o jornal The Sunday Times.
Para além da Microsoft, Bill Gates tem vindo a investir os seus recursos noutros projectos, entre eles:
- Cascade Investiment: Empresa de investimentos privados que controla as acções da Microsoft.
- BgC3: Empresa especializada em serviços tecnológicos, serviços industriais e sistemas informáticos.
- Corbis: Empresa do ramo de direitos de imagem e fotografias.