Ganhe Até 10mil reaisVeja Como Ele Consegue! Siga as dicas e consiga também...

Como ganhar dinheiro com investimentos no tesouro direto?

0 Flares 0 Flares ×

Os títulos públicos são emitidos pelo Governo Federal, com o objetivo de juntar dinheiro para pagar e financiar suas atividades como educação, saúde e infraestrutura.
Quando uma pessoa compra um título público, esta fazendo um empréstimo ao governo, o órgão responsável pela emissão destes títulos é a Secretaria do Tesouro Nacional.

Como ganhar dinheiro com investimentos no tesouro direto?

Como Investir

Os títulos podem ser comprados de duas maneiras:

• Participando de um fundo que invista neles: A compra dos títulos nesse caso, é feita por um administrador profissional.

• Comprar diretamente na Secretaria do Tesouro: A compra é feita pela internet, em um serviço chamado Tesouro Direto.

Para que a compra direta seja realizada, a pessoa precisa de um CPF e estar cadastrada em um banco ou corretora habilitados a operar o Tesouro Direto. Esses operadores habilitados são chamados de agentes de custódia. Também é necessário o cadastro em um banco ou corretora, sendo necessário também para quem investe por meio de um fundo.

Nesse cadastro devem ser informados: Nome, Profissão e Endereço e entregues cópias do RG, CPF e comprovante de residência do investidor. Após isso, a corretora abre uma conta desse investidor na BM&FBovespa, cada instituição determina qual é a quantia mínima para abertura da conta.

Para quem escolhe a compra direta, depois de fazer a inscrição em um desses bancos ou corretoras, o investidor recebe uma senha para ter acesso a operação pela internet e a negociação é feita no site do Tesouro Direto.

Os títulos públicos podem ser prefixados, sendo nesse caso, o rendimento definido no momento em que o investimento é feito, ou pós-fixados, quando a rentabilidade está associada a algum índice, como o IPCA ou a taxa Selic. Quando comprados, os títulos possuem prazo de validade, ou seja, o dia em que o governo pagará ao investidor o dinheiro investido por ele.

Claro que, antes da data prevista, o investidor poderá negociar os títulos. Porém, receberá o valor de mercado do título para aquele momento, podendo este ser maior ou menor do que o estipulado para a data do vencimento. Assim, o dinheiro é depositado ou retirado da conta do investidor no dia seguinte da ordem de venda ou compra.

Aprenda: Como economizar durante a crise 

Qual o risco desse investimento?

Este tipo de investimento é de baixo risco, pois nesse caso o credor é o governo. Mas se o investidor vender muitos títulos antes da data de vencimento, o ganho ou perda estarão sujeitos ao valor de mercado do título daquele momento.

A regra de rentabilidade na renda fixa é definida no momento do investimento. O investidor sabe exatamente a rentabilidade que irá receber se manter o título até a data de vencimento, sendo mais indicados em momentos de queda da taxa de juros. Já os títulos pós-fixados possuem sua rentabilidade relacionada a um indexador que varia ao longo do tempo, assim, a rentabilidade da aplicação é composta pela variação de um indexador, sendo IPCA ou Selic mais uma taxa de juros prefixada.

Essa característica de indexador que varia conforme a variação da inflação, sendo IPC ou da Taxa Selic, diminui o risco destes títulos, visto que o investidor fica protegido da inflação ou da variação da taxa de juros. No site do Tesouro Direto existe um questionário que pode ajudar o investidor a escolher qual é o título mais adequado aos seus objetivos.

Valor mínimo para investir

A quantidade mínima de compra é a fração de 0,01 título, ou seja, 1% do valor de um título, desde que seja respeitado o valor mínimo de R$ 30,00.
O valor máximo para aplicação é de R$ 1 milhão por mês, e não há limite financeiro para venda.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×