Ganhe Até 10mil reaisVeja Como Ele Consegue! Siga as dicas e consiga também...

Investimento em Imóveis: dicas para se dar bem

0 Flares 0 Flares ×

Está pensando em investir em imóveis? Veja algumas dicas e conselhos que podem te ajudar ou pelo menos evitar que perca dinheiro.

Com a atual crise no Brasil, o mercado de imovéis deu uma leve parada em seu crescimento que vinha tendo nos últimos anos. Pode parecer estranho, mas isso se reflete em boas oportunidades para quem nunca se aventurou nesse mercado. Claro, comprar algo agora achando que vai lucrar em pouco tempo é totalmente inviável. Mas se você possui um bom dinheiro em mãos, que poderia comprar a vista, sem financiar, muitas oportunidades podem surgir. Ainda mais se você puder esperar aí de 3 a 4 anos dessa crise. Mas, para que você não se deixe levar pela emoção, vamos listar abaixo algumas boas dicas para você que pretende investir nessa área.

financiamento caixa habitacao

Dicas para investimento em imóveis

As dicas podem soar simples, mas existem muitas delas que passam despercebidas pela maioria das pessoas, acompanhe:

Imóvel na planta

Muito popular hoje no Brasil, este tipo de investimento aumentou demais nos últimos anos. Comprar um imóvel ainda na planta representa pagar um valor até 40% abaixo do que ele valerá quando estiver pronto. Esse fato atraiu inúmeros investidores que compram o imóvel e o revendem pelo preço mais alto em seguida. Pesquise quanto vale imóveis semelhantes ao que o seu se tornará para já planejar a venda futura. Além disso, pense em como esse bairro se encaixa no crescimentod a cidade, alguns bairros que são o único lugar para onde a cidade pode crescer, acabam se valorizando rápido.
È preciso ter em mente no entanto, que a alta procura gerou um mercado arriscado em que nem todos conseguem cumprir sua parte no acordo. Principalmente as construtoras, que não contém seu apetite e vendem mais imóveis na planta além de sua capacidade de entrega. Algo que você pode fazer para se proteger de problemas é acessar ao site do Procon para saber quais construtoras estão em dia com suas obrigações, ou já apresentam problemas ou processos.

Dialogue com imobiliários antes de comprar

Corretores sempre possuem acessos privilegiados às informações e a tudo que esta acontecendo em determinadas regiões sobre o mercado imobiliário. Se o corretor percebe que você tem algum interesse real de investir e que procura oportunidades, ele lhe informará tudo o que estiver ao seu alcance, mas muitas pessoas preferem investir sem falar com alguma pessoa do ramo, o que muitas vezes poderá gerar um péssimo negócio para o investidor.

Comprar para alugar

Investir em imóveis para locação é outra ideia que funciona muito bem, se executada da maneira correta. As imobiliárias têm muitos imóveis para venda, mas os que precisam de reformas não chamam a atenção de futuros proprietários. Isso acontece porque nem todo mundo está disposto a gastar com as reformas. Porém, se você pensa em comprá-lo para disponibilizar para locação, vale investir em melhorias e alugar por valores superiores. É importante também dar atenção à manutenção.

Cuidado com Programas do Governo

Embora muita gente ache que é fácil pagar os imoveis de programas como o caixa habitação, a verdade é que esses imóveis além de serem direcionados para as famílias de baixa renda, não podem ser vendidos antes de 5 anos após a compra. Isso faz com que sejam totalmente inviáveis para quem pretende vender em pouco tempo. Uma outra forte restrição é que também não podem ser alugados. Ou seja, meu conselho é de que não procure por esse tipo de programa.

Se você já é um investidor mantenha seus ativos atualizados

Imóveis antigos ou em regiões de baixa demanda são mais difíceis de vender. Invista em empreendimentos que atendam ao perfil do consumidor atual. Imóveis novos apresentam valorização significativa e a venda é mais rápida.

Grupos de investimento

Nesse tipo de empreendimento, questões como finanças, advocacia, engenharia, arquitetura, entre outras, podem ser mais bem administradas em grupo. Com uma base bem sustentada, o investimento imobiliário tem maiores chances de sucesso. Procure boas referências em sua cidade de algum grupo para que você consiga se informar melhor. Considere essa ideia!

Conheça o histórico de construtora e corretor

Saber qual o histórico da construtora, do corretor e de outras empresas que podem se envolver na aquisição do imóvel é extremamente importante para evitar dores de cabeça e prejuízos. Pesquise muito para saber se a construtora atrasa ou cumpre os prazos de entrega, se entrega as obras com segurança e qualidade e quais tipos de reclamações que existem contra ela, e em qual quantidade. Sobre os corretores, confira a idoneidade, o tipo de cliente que possui e se são alvos de reclamações.

Não deixe a pressa te atrapalhar!

Sim, é um conselho clichê, mas é fato que a pressa é inimiga da perfeição e isso se encaixa perfeitamente quando o assunto é investimentos de imóveis. Por isso, o ideal é que o investidor tome suas decisões com consciência e sem afobação, sempre pensando o que o investimento que será feito lhe retornará. Não tenha pressa e sempre evite entrar em euforia.

Conclusão

Bom leitores, esperamos que tenham gostado dessas dicas. Existe algum assunto que você queria ler sobre ele aqui no site? Deixa nos comentários, quem sabe não vira um novo artigo?
Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×