Ganhe Até 10mil reaisVeja Como Ele Consegue! Siga as dicas e consiga também...

StartUp – As 5 Fases

0 Flares 0 Flares ×

No artigo de hoje iremos dar uma ajuda para criar a sua empresa. Antes de tudo o seu negócio irá passar uma fase de StartUp, e é aqui o foco do artigo de hoje que o DinheiroOnline vos deixa. Numa altura em que o emprego abana, muita gente tenta ir à luta num mundo novo… o mundo das empresas. Para isso, terá de passar uma sequência de fases para que tudo corra de forma correcta e sem erros, já que numa fase inicial poderá significar um grande revés para o seu projecto.

Assim sendo, hoje vamos trazer um artigo que vai falar das 5 fases que uma StartUp deve ter para crescer de forma sustentada.

StartUp-As-5-Fases

Primeiro, o que é uma StartUp?

Ora, uma StartUp, é uma empresa ainda em fase embrionária, desde a ideia, ao projecto, à sua criação e terminando nos seus primeiros tempos… mais concretamente, na altura em que consegue passar a uma pequena média empresa (PME).  No fundo é qualquer negócio novo ainda em fase de arranque e construção.

Fase 1 – Estudo de Mercado

Esta é a fase 1 mas nem por isso é a menos importante, aliás, muito pelo contrário. É nesta altura que devemos pensar no que vai consistir a nossa empresa. O ideal era criarmos algo que fosse o nosso sonho, mas nem sempre é possível ou calha assim, por isso, não são poucos os casos em que a paixão pelo negócio só aparece depois.
Convém verificarmos e pensarmos para nós mesmos o que faz falta na nossa região, quanto menos concorrência houver, melhor. No caso de haver pouca ou muita, teremos de identificar as lacunas dos concorrentes para sermos nós a superar e a ganhar clientes com isso. Numa rua com 10 cafés, não vale a pena abrir mais um, como é óbvio.

Fase 2 – Planeamento da Estratégia

Aqui, iremos elaborar a espinha dorsal do nosso projecto, por isso tem de ser bem delineada. Esta fase está directamente ligada à fase acima, porém, aqui vamos aprofundar mais o que iremos fazer para nos destacarmos da concorrência, assim como, marketing, campanhas, custos e outras despesas. Um mau planeamento ou um planeamento descuidado pode ditar o falhanço da sua StartUp antes de ter arrancado.

Fase 3 – Capitalização

Nesta fase é onde vamos reunir os fundos necessários para o negócio arrancar. Aqui pode haver três opções possíveis. Podemos já ter os fundos, através das nossas poupanças ou riqueza pessoal, podemos ter que pedir emprestado a bancos/empresas de financiamento ou então poderemos ter que procurar investidores. Dica do Dinheiro Online: No caso a última opção, aconselhamos a ter uma boa apresentação do seu negócio porque vai ter de os convencer que a ideia é a óptima e que eles só terão a ganhar em juntar-se a si.

Fase 4 – Arranque do Negócio

Esta é a fase mais desejada por todos os que trabalharam nas fases acima. Porém, é agora que se vai provar se o trabalho foi bem feito ou não. O objetivo é entrarmos no mercado local para já, fortalecermo-nos e ganharmos estabilidade para a fase seguinte.
Neste arranque vão ser muito importantes as campanhas de marketing pensadas na Fase 2. Temos de chegar rapidamente ao cliente, porém, sempre com um serviço de excelência para que volte a comprar aqui e não no concorrente onde sempre tinha ido. É normal chegar a esta altura e verificar que tinha planeado as coisas de uma maneira, mas terá agora que reformular… não é grave desde que repare nisso a tempo de não fazer mossa. Se acontecer,  realinhe as estratégias rapidamente.

Fase 5 – Expansão

Aqui presume-se que a Fase 4 correu às mil maravilhas. Se a assim foi, óptimo. No que toca à expansão não nos estamos a referir obrigatoriamente ao abrir mais lojas ou em mais locais, isso pode ficar para mais tarde. Comece por aumentar a gama de produtos e serviços que oferece, chegue a mais clientes, se tiver necessidade, mude para uma loja maior mas dentro da mesma área para que não afecte a sua carteira de clientes. Isto vai passar uma mensagem aos seus clientes. Irá mostrar que gere bem o negócio e que trabalha com qualidade. Aqui, volte novamente a fazer um bom planeamento, é importante porque qualquer que seja o plano de expansão que pensou para a sua empresa vai implicar novo marketing e novos custos.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×