Ganhe Até 10mil reaisVeja Como Ele Consegue! Siga as dicas e consiga também...

Ingvar Kamprad – O fundador do IKEA

0 Flares 0 Flares ×

Fundador da IKEA, a maior empresa a nível mundial no que toca à venda e fabricação de móveis, Ingvar Kamprad destaca-se como um empresário de renome internacional, cuja fortuna resultante dos seus investimentos contribuiu para fazer dele o homem mais rico da Europa. Apesar de ter nascido na Suécia, Ingvar Kamprad, de 87 anos, goza actualmente de nacionalidade Suíça, país onde tem habitado de forma permanente desde 2008.
Ingvar Kamprad ikea

Ingvar Kamprad – Carreira

A aptidão para o negócio começou a revelar-se enquanto ainda era muito jovem, ao arranjar forma de lucrar com a venda de fósforos aos seus vizinhos, logo após descobrir que em Estocolmo podia comprar fósforos em grande quantidade por um preço muito reduzido, para posteriormente vendê-los individualmente a preços incomparáveis, e assim retirar um bom lucro deles.

Com o tempo, Ingvar começou a expandir os seus negócios, através da venda de um diversificado número de artigos, entre eles decorações de Natal, sementes, canetas esferográficas e pincéis, mas foi só em 1943 que fundou a IKEA.

O nome da empresa deriva da junção das iniciais do nome do seu fundador com as iniciais dos nomes da propriedade e da vila em que cresceu: Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd.

Apesar de hoje em dia destacar-se principalmente pela venda de móveis, originalmente a IKEA vendia canetas, carteiras, molduras, mesas, relógios, jóias, entre muitos outros artigos. Basicamente, a empresa apostava na venda de qualquer tipo de artigo do qual Ingvar acreditasse que poderia retirar lucro, não se especializando, por isso, em qualquer sector em particular. Este tipo de abordagem foi directamente influenciado pela experiência de Ingvar enquanto vendedor, durante toda a sua adolescência.

Ingvar Kamprad fortuna

A aposta na venda de mobiliário só foi feita em 1947, quando Ingvar reconheceu todo o potencial lucrativo presente no sector da venda de móveis. Mais tarde, em 1955, a IKEA deu inicio ao desenvolvimento das suas próprias peças de mobiliário, conseguindo assim criar designs únicos e disponibilizar os seus produtos a preços extremamente reduzidos.

Inicialmente, Ingvard vendia os seus produtos a partir de casa e enviava-os pelo correio. Poucos anos mais tarde, abriu uma loja em Älmhult, mas foi só em 1963 que surgiu a oportunidade de abrir uma loja fora Suécia, em Asker, uma cidade Norueguesa situada perto de Oslo. Actualmente, são mais de 200 as lojas distribuídas por 34 países.

Ingvar Kamprad – Fortuna

Ingvar Kamprad foi, em 2007, considerado o 4º homem mais rico do mundo pela revista Forbes, com uma fortuna equivalente a 33 biliões de dólares. Contudo, a sua posição entre os homens mais ricos do mundo tem vindo a cair radicalmente, calculando-se que, em 2013, tenha sido reduzida a 3.3 biliões de dólares. Apesar do declínio do seu património financeiro, Ingvar Kamprad continua a ser considerado um dos empresários mais bem sucedidos e influentes dos últimos 70 anos.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×